top of page

Falta de mulheres negras na liderança corporativa expõe desafio para empresas brasileiras. Especialista em desenvolvimento de lideranças, Barbara Nunes, aponta caminhos para construir ambientes de tra

  • contatovilasboas
  • 6 de set.
  • 3 min de leitura
ree


Ainda que mulheres negras representem 29% da população brasileira, elas ocupam apenas 3% dos cargos de liderança nas empresas, do nível de gerência e acima. O dado, divulgado pelo estudo Diversidade, Representatividade e Percepção – Censo Multissetorial da Gestão Kairós, evidencia um abismo entre o discurso de diversidade e a prática nas organizações.


A presença de mulheres negras em posições de liderança não é apenas uma questão de equidade social, é uma estratégia empresarial inteligente que gera resultados mensuráveis tanto para as organizações quanto para a sociedade como um todo. A correlação entre liderança diversificada e performance financeira superior não é mais uma hipótese, é um fato. O mais recente relatório da McKinsey, "Diversity Matters Even More" (2023), demonstra que empresas com maior variedade de perspectivas no topo da hierarquia têm 35% mais probabilidade de superar seus concorrentes em termos de rentabilidade. Esta vantagem competitiva se torna ainda mais pronunciada quando consideramos especificamente a liderança feminina negra, que traz experiências únicas para a tomada de decisões.


Para Barbara Nunes, Coordenadora de Operações de RH na Simbi Socialtech e especialista em desenvolvimento de lideranças, a solução passa por mudanças estruturais. “Não basta abrir vagas afirmativas ou promover treinamentos pontuais. É preciso repensar processos, culturas e estratégias para garantir que mulheres negras não apenas cheguem à liderança, mas permaneçam e prosperem nesses espaços”, afirma.


A variedade cognitiva gerada pela presença de mulheres negras na liderança é um catalisador poderoso para a inovação. Equipes que combinam diferentes contextos e narrativas são mais criativas, questionam mais as suposições estabelecidas e chegam a soluções mais inovadoras para problemas complexos. 


Com ampla experiência em formação e condução de equipes para resultados coletivos e organizacionais significativos, Barbara atua com foco na criação de ambientes de trabalho sustentáveis, onde pertencimento e diversidade sejam alicerces da inovação. “Quando colocamos as pessoas no centro das decisões, aumentamos o potencial de gerar soluções mais criativas, justas e duradouras. E isso é especialmente necessário em um país com a complexidade social e diversidade racial do Brasil”, destaca.


Além de liderar iniciativas de desenvolvimento de pessoas e gestão de projetos na Simbi Socialtech, Barbara traz uma trajetória sólida em estratégias de equidade e inclusão, branding e metodologias comportamentais como o Profiler. Sua formação internacional e acadêmica, incluindo mestrado em Relações Internacionais pela Universidade Federal da Bahia, especialização em Liderança Estratégica para Cultura de Paz e estudos na Universidade de La Verne (Califórnia), contribuem para uma visão global sobre como as empresas podem se transformar para prosperar.


Segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (2024), 57% das entrevistadas afirmam ser a única mulher negra em cargos de liderança em suas empresas, destacando o isolamento e a falta de aproveitamento deste talento. Quando você é a única, o peso da representação é enorme e isso limita o potencial de transformação que estas líderes podem proporcionar.


Segundo a especialista, os números mostram que não é apenas uma questão de representatividade, mas de impacto estratégico. “Ao excluir mulheres negras das posições de decisão, as empresas perdem capacidade de leitura de mercado, inovação e conexão com a maior parte da população brasileira. Incluir é, também, uma decisão inteligente de negócios”, conclui.




ASSESSORIA | INFORMAÇÕES | ENTREVISTAS

Caroline Vilas Bôas

WhatsApp e ligações: +55 (71) 99317-7908

Apenas WhatsApp: +55 (71) 9969-0342 | +55 (11) 9145-4041

 
 
 

Comentários


 © Caroline Vilas Bôas  2021
Comunicação que Transforma
59.283.469/0001-28

 

bottom of page