top of page

Última semana para se inscrever no Black XP BootCampFeira de Santana para aprender a criar games do zero

  • contatovilasboas
  • há 12 minutos
  • 2 min de leitura

inscrições finalizam nesta sexta(12) oferecendo bolsas e

oportunidade de formação para jovens negros e indígenas



ree

As inscrições para o Black XP BootCamp Feira de Santana encerram nesta sexta-feira (12), e as aulas iniciam no dia 16 de Setembro. O programa gratuito vai capacitar jovens negros e indígenas (cis e trans), de 17 a 25 anos, estudantes técnicos e universitários, para desenvolver jogos digitais com forte identidade cultural e robusta qualidade técnica.


O BootCamp oferece 240 horas distribuídas em 12 semanas, em formato online com etapa presencial, resultando em protótipos jogáveis, apresentações de pitch e certificação em NFT válida para portfólio profissional.


O projeto disponibiliza 30 bolsas integrais e parciais (50% e 70%), com seleção baseada em marcadores identitários e trajetória formativa. Durante a jornada, também há premiações intermediárias, como gift cards, assinaturas de software e streaming, além de kits para os três melhores jogos.


“Com o dinheiro da premiação, comprei meu primeiro computador. Foi o pontapé para me desenvolver e continuar estudando com autonomia”, compartilha uma ex-participante do BootCamp anterior.


O Black XP BootCamp Feira de Santana foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) Bahia, via Secretaria de Cultura do Estado e Ministério da Cultura. Reconhecido entre 12 projetos audiovisuais voltados à formação cultural protagonizada por pessoas negras, o programa conta também com apoio da Alura e da Fiap.


Andressa Borges, desenvolvedora de software sênior e líder técnica no Black XP Game Jam, reforça: “estar na Black XP é um reencontro ancestral. Já fui impactada por iniciativas como essa, e hoje faço parte de quem constrói esse espaço onde pessoas negras podem criar, errar e aprender com liberdade. Como desenvolvedora de software, acredito no poder da tecnologia como ferramenta de transformação, mas, acima de tudo, acredito no poder da coletividade. Para além de estarmos criando jogos, estamos hackeando o sistema com visão de futuro. Isso é a Black XP.”


A identidade criativa do programa se ancora no lema “Feira é Código”, que reposiciona Feira de Santana de mero ponto de passagem a ponto de partida para protagonismo tecnológico negro. A figura simbólica da “Princesa do Sertão” é reinterpretada: de personagem passiva a realeza do código, liderando squads e reprogramando narrativas coloniais com autonomia e visão de futuro.


Esta é a última oportunidade para jovens negros e indígenas de Feira de Santana iniciarem uma trajetória de criação cultural e profissional no universo dos games.


SERVIÇO


O quê: Black XP BootCamp – Feira de Santana

Inscrições: até 12 de setembro de 2025 (sexta-feira)

Local: Plataforma digital e imersão presencial em Feira de Santana (BA)

Público-alvo: Jovens de 17 a 25 anos, negros e indígenas, cis e trans, estudantes técnicos e universitários em tecnologia, design e áreas afins, residentes em Feira de Santana

Investimento: Gratuito para 30 bolsistas; inscrições regulares com possibilidade de bolsas de 50%, 70% e 100%

Inscrições e informações: www.blackxp.com.br


 
 
 

Comentários


 © Caroline Vilas Bôas  2021
Comunicação que Transforma
59.283.469/0001-28

 

bottom of page